sábado, 1 de agosto de 2015

I ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DO GIP– GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA RITUAIS E LINGUAGENS: A ELABORAÇÃO ESTÉTICA
06 E 07 DE AGOSTO DE 2015

                                                                                                              Mandi'o- Arapyahu 2014- Foto: Antonio Oliveira J.
INTRODUÇÃO
O I Encontro Interinstitucional do GIP– “Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Rituais e Linguagens: a Elaboração Estética" é mais uma atividade do grupo e visa reativar os encontros presenciais do grupo e compartilhar com a comunidade universitária e interessados as produções acadêmico-artísticas de seus integrantes.
O grupo é formado por artistas-pesquisadores do campo de estudo das artes da cena vinculados a diferentes instituições de ensino superior no Brasil que utilizam e ou se inspiram na proposta Corpo e Ancestralidade, criada pela Profa. Dra. Inaicyra Falcão dos Santos. Tais estudos geraram resultados que, quando inseridos na prática docente, encontraram eco e ramificações em trabalhos acadêmicos e artísticos realizados por todo o país. As pesquisas a serem apresentadas neste seminário podem auxiliar na construção de novos conhecimentos no campo das artes, especialmente para as pesquisas em dança e teatro, contribuindo para fomentar discussões diante da escassa bibliografia e processos de criação no contexto acadêmico sobre conceitos estéticos e ideológicos alicerçados nas questões negro-africana e ameríndia, bem como na cultura popular brasileira de modo geral. O evento proporcionará a troca de experiências e estudos referentes a rituais, às formas de comunicação tradicionais, os processos de criação e experiências estéticas em diálogo com a oralidade, memória e cultura brasileira, buscando contribuir com as linguagens cênicas na contemporaneidade
Assim, este evento é mais uma oportunidade de descortinar pesquisas que incorporam a pluralidade cultural brasileira, por meio das histórias individuais e dos movimentos tradutórios de matrizes encontradas nas mais diversas manifestações populares por todo o país. 
Segundo Inaicyra, as orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado têm sido uma recuperação de fios conscientes e inconscientes que se aprimoram e se aprofundam, dando possibilidades de novos relevos na trama compartilhada. Dessa forma, a partir de uma concepção filosófica de enfocar a cultura na criação artística, com a natureza humana, a tradição e história de cada um, pela via da dança, do canto, das imagens, as orientações desdobram-se na realidade de cada orientado no contexto da contemporaneidade.
Em 2005 o GIP organiza a primeira edição do evento sob o título S@raus em Progresso (http://www.iar.unicamp.br/pesquisas/gip/eventos.htm), com pesquisadores do grupo de pesquisa que, na ocasião, ainda se encontravam em orientação de mestrado/doutorado e o foco do eventoera, substancialmente, mostrar o andamento das pesquisas dos orientandos. Naquele ano, particularmente, o evento resultou em produções artísticas em forma de espetáculos.Em 2006, além das apresentações em forma de espetáculos, tivemos as reflexões teóricas específicas que fundamentavam os trabalhos artísticos. A edição de 2007 somou às atividades anteriores a inserção de um Seminário com a participação de convidados palestrantes que entrelaçam o tema sobre Rituais e Poéticas da Cena.Em 2008 o grupo participou da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, oferecendo o mini-curso “Ancestrais na Construção e Formação da Cultura Brasileira Contemporânea”.  De 2009-2011 os membros do grupo estiveram desenvolvendo pesquisas individuais em suas respectivas instituições de origem. Esses materiais foram elaborados e transformados em reflexões teóricas que culminaram na publicação em comemoração do livro“Rituais e Linguagens da Cena: trajetórias e pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade” (Cortes, Santos, Andraus, 2012), publicado pela Editora CRV, por ocasião dos 15 anos de defesa de tese da Profa, Dra. Inaicyra Falcão dos Santos e trazendo capítulos de orientandos que, desde então, atuam em diversas instituições de ensino superior pelo Brasil.
Dado o histórico artístico-acadêmico dos pesquisadores, o GIP hoje se configura como grupo de pesquisa interinstitucional, ou seja, que reúne pesquisadores da Unicamp, UFBA, UFGD, USP, além de alguns pesquisadores que por compromissos acadêmicos precisaram deixar o grupo, mas que estão envolvidos com a organização deste evento. Assim, o grupo define renomear o evento para“I ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL GIP– Grupo Interdisciplinar de PesquisaRituais e linguagens: a Elaboração Estética”, quetem como meta o reencontro e a partilha de pesquisas, dos fazeres e saberes vinculados e ou atravessados pela proposta Corpo e Ancestralidade desenvolvida pela professora Livre-Docente Inaicyra Falcão dos Santos.
O I Encontro Interinstitucional pretende pensar a produção acadêmica de pesquisadores vinculados ao GIP, seus desdobramentos e atuações nas áreas de pesquisa, ensino e extensão nas artes cênicas e na educação, a fim de divulgar, refletir,relatar e analisar fazeres que surgem de diferentes experiências prático-teóricas  artísticas.Visa também a analisar e investigar poéticas para a dança, o teatro e a performance, bem como suas abordagens educacionais, a partir da cultura negro-africana e ameríndia. O Encontro espera contribuir para a renovação artística e pedagógica de forma a aprofundar e ampliar a contribuição da proposta do Corpo e Ancestralidade nos processos contemporâneos de criação cênica e fruição estética entre tradições e oralidades e suas possíveis traduções. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário